A Convite da BenCorp e da MedHealth, o Professor da Escola de Saúde Pública de Harvard Rushika Fernandopulle e Fundador da Iora Health, participou de almoço em São Paulo, em que compartilhou o desafio de criar um serviço de atenção primária à saúde, baseada em valor.

No Evento, Luís Chicani, CEO e Founder da BenCorp e o Diretor da MedHealth, moderaram as perguntas para o Palestrante.

Segundo o Prof. Rushika Fernandopulle, no modelo de atenção primária baseado em valor, o foco não é o procedimento, mas o cuidado a longo prazo dos pacientes, garantindo que os pacientes consigam o cuidado que precisem e que mudem seus hábitos e estilo de vida, quando necessário.

Inicialmente, a empresa ficou 7 Anos sem receber investimento externo, até provar que seu modelo de cuidado, não somente era sustentável, mas escalável. Ao invés de cobrar um valor por cada procedimento realizado, a empresa cobra um valor mensal por vida, em um contrato com duração mínima de 12 meses, o que permite focar nas mudanças de estilo de vida e prover a atenção necessária para reduzir os custos em saúde, por paciente.

Posteriormente, conforme, a empresa passou a ter cada vez mais segurança dos resultados obtidos e dos custos do seu modelo de negócio, a empresa atraiu investidores e passou a negociar com alguns dos maiores empregadores do mercado norte-americano, como a Boeing, assumindo o risco de cuidar da saúde destas enormes populações, por um valor pré-fixado, muitas vezes representando 97% dos custos em saúde do ano anterior.

Em Junho de 2021, a Iora Health foi adquira pela One Medical por USD 2.1 Bilhões, em uma transação envolvendo somente ações.

Já em Fevereiro de 2023, a One Health foi adquirida pela Amazon, por USD 3.9 Bilhões, liderando os serviços de Atenção Primária da Amazon.

Contudo, para este modelo funcionar, é fundamental os Hospitais estarem alinhados a este modelo de cuidado, sendo que para superar as resistências deste modelo de capitation, a negociação da Iora Health levando juntamente os empregadores, foi fundamental para o sucesso da implementação do modelo de capitation, em parceria com os hospitais.

Ao ser perguntado, sobre se o modelo da Iora Health funcionaria no Brasil, onde o mercado é remunerado por fee for service (por procedimento), a resposta dele foi um categórico NÃO, pois é necessário alterar o mindset e os incentivos financeiros, a fim de se obter diferentes desfechos clínicos e trazer maior sustentalidade ao sistema de saúde.

Se há 20 Anos atrás, a Iora Health foi uma empresa pioneira, atualmente as Maiores Empresas dos Estados Unidos estão mirando o mercado de saúde, que representa 20% do PIB Norte-Americano, cerca de USD 4 Trilhões Anuais, Amazon, Walmart, CVS e Walgreens tem como meta ampliar seus serviços de Atenção Primária à Saúde, o que tem elevado o Valuation (Valor de Mercado) das Empresas que atuam no setor.

Para finalizar, dado o Envelhecimento da população Norte-Americana, que diariamente tem mais 10.000 novos cidadãos 60+ e a insuficiência de recursos para financiar o Medicare, plano de saúde dos norte-americanos para quem tem acima de 65 anos, até 2030, a implementação do Modelo de Atenção Primária em Saúde, baseado em Valor, será Obrigatória.

PARTICIPE✨Missão de Inovação & Saúde à China (15-21/Maio/24)

Health Innova CEO Summit 2023 HIHUB.TECH🌎🧬🚀

Seja Membro HIHUB.TECH🌍Health Innova HUB🧬

Tendência