Modelo seria o sistema adotado pelo Banco Central do Brasil e as instituições financeiras
Um sistema de compartilhamento de informações – parecido com o que o adotado pelo Banco Central do Brasil e as instituições financeiras sobre indícios de fraudes – pode ser uma solução para os problemas em larga escala enfrentados pelo sistema de saúde, segundo estudo da consultoria PwC.
As fraudes causam perdas de 12% da receita das operadoras anualmente, de acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e têm crescido.
Nos últimos cinco anos, houve mais de 4 mil notificações de crimes e ações cíveis registradas contra fraudadores de planos médicos e odontológicos, de acordo com dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). Apenas em 2023, último ano com números fechados, foram registrados 2.042 casos, 66% a mais do que no ano anterior.
O estudo da PwC indica uma série de medidas que podem
ser adotadas. Uma delas é o gerenciamento de riscos de terceiros, especialmente fornecedores de insumos e serviços médicos. Isso porque 42% das empresas globais não têm programas eficazes nesse sentido, segundo a Pesquisa Global de Crimes Econômicos e Fraude 2024 da PwC.
Fonte: Cristiane Barbieri, 07/01/25, ESTADÃO
https://www.estadao.com.br/economia/coluna-do-broad/compartilhamento-de-informacao-pode-ser-solucao-a-fraude-na-saude-diz-pwc
Seja Membro✨HIHUB.TECH🌎Health Innovation♾️Leaders🧬
https://hihub.in/HIHUBTECH




